sábado, 20 de setembro de 2008

quem é Haile Selassie?


com certeza você ja escutou em qualquer reggae sobre haile selassie,muitas bandas como por exemplo:(midnite, groundation,ponto de equilibrio etc.) citam o nome em suas músicas,mas nem todos sabem quem foi ,quem é e o que ele representa.

Haile Selassie (Tafari Makonnen ou Ras Tafari) — também pode se escrever Hailé Selassié ,ele foi imperador cristão etíope. Seu pai, o Ras Makonnen, era governador da província de Harar, e sua mãe, Yeshimebet Ali, morreu pouco depois de seu nascimento, em 1894. Para os adeptos da filosofia Rastafari é considerado como Jah (Deus) , quando esteve pela primeira vez na Jamaica e contemplou uma grande manifestação vinda dos rastas locais,que extasiados cantavam em hinos em seu louvor.


A lenda Kebra Nagast tem várias implicações. A teoria da remoção da Arca de Israel para a Etiópia parece um óbvio simbolismo, a generosidade de Deus estava sendo tirada de seu Povo Escolhido originalmente e agraciando a Etiópia. Daí então, a promessa da aliança de Deus ao Rei Davi de que jamais deixaria faltar um descendente para reinar em Israel foi igualmente transferida para a linhagem real Etíope descendente de Menelik, filho de Salomão e Sabá. Isso foi usado para explicar porque os monarcas da Dinastia de Davi de Israel eventualmente terminaram em fracasso durante o período da Queda de Jerusalém. (A interpretação Cristã dessa promessa aparentemente quebrada por Deus, parece ser que Jesus Cristo, que também era dito como descendente do Rei Davi, é o herdeiro do trono de Israel de uma forma espiritual.)

Assim, Haile Selassie I foi visto como preservador de uma tradição que foi escrita a mais de 3 milênios. Alem disso, como monarca da Etiópia, ele adotou vários títulos bíblicos que a muito tempo são relacionados com o Messias. Selassie era chamado de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, e também associado com “O Leão da Tribo de Judá”.

Enquanto isso, na Jamaica era dito que a coroação de Selassie em 1930 era o cumprimento da profecia de Marcus Garvey, que predisse a coroação de um Rei Negro na África, que seria o Redentor dos Africanos Negros dispersos pelo mundo. O lendário e ilustre passado de Selassie e seus títulos de Messias devem ter deixado muitos seguidores de Garvey sem duvidas de que ele era o Messias Negro Prometido. Alem disso, o nome “Haile Selassie” (em Amárico “Poder da Trindade”) deixava implícita uma presença divina em pessoa


No Brasil

Conta Guilherme Luiz Leite Ribeiro na página 389 de Os bastidores da diplomacia, publicado em 2007, que quando da visita de Haile Selassie ao Brasil, estourou um golpe de Estado em Adis Abeba. O embaixador Edmundo Barbosa da Silva era secretário-geral do Itamaraty e foi encarregado de transmitir ao imperador a notícia do golpe. Levou-o ao aeroporto. Na ocasião, dele ouviu a garantia de que voltaria a seu país e debelaria a insurreição "sem derramar uma gota de sangue". De fato, assim procedeu: mandou executar todos os rebelados na forca.


musica do bob marley:selassie is the chapel



salvador da tribo de Judah, Haile Selassie....Jah rastafari......todos que conhecem .e é mais conhecida pelo motivo do Bob Marley espandir em suas letras de musicas...

Para quem não sabe Jah significa Deus, rastas acreditam que jesus voltou na pele de haile selassie salvador da tribo de judah como um leão muito forte, como um leão de ferro, por esse motivo que rastas fazem dread´s em seus cabelos, para parecer com um leão.....
The Rasta-Man.................
.

fonte:wikipedia,sabedoria rasta,trechos tirados da web em inglês e traduzidos)

Um comentário:

Anônimo disse...

haile selassie é mortal e pecador , O VERDADEIRO E SOBERANO DEUS É ETERNO, ONISCIENTE,ONIPRESENTE,ONIPOTENTE